EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E PARTILHA

EM COMUNIDADE

Manaus, 07 de novembro de 2020

EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E PARTILHA

Estimados párocos, coordenadores de setor, pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades eclesiais.

Quem nos poderá separar do amor de Cristo? A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo (...), nada nos poderá separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 8, 35-38).

A morte repentina de milhares de pessoas vítima da COVID 19, não causaram somente medo e sentimento de tristeza nas famílias e na sociedade, mas despertaram também muita compaixão, solidariedade e criatividade na convivência humana diante do isolamento social como meio de prevenção ao vírus.

Em nossas comunidades o encontro foi possível através das redes sociais pela internet, que contribuíram para alimentar a fé do povo de Deus. Ocorreram muitas transmissões de missas, novenas e lives formativas. Este recurso tecnológico de comunicação tem contribuído na interatividade das pessoas que não podem ir à igreja.

Com todos os cuidados sanitários, desde julho foram abertas as igrejas para celebração presencial. Também pequenos grupos e conselhos têm se encontrado para encaminhar assuntos da vida eclesial.

A missão evangelizadora da Igreja continua, mesmo em tempo de pandemia. Nosso plano de evangelização e os Projetos aprovados em Assembleia, continuam sendo Marcos sinalizadores de nossa ação pastoral. Estes devem ser considerados nos planejamentos pastorais de toda Igreja de Manaus.

A Coordenação de Pastoral Arquidiocesana com o Arcebispo e Vigários das Regiões Episcopais, atentos as Crises: sanitária (COVID 19), ambiental (destruição dos ecossistemas e derrubadas dos direitos dos povos tradicionais), econômica (14 milhões de desempregados) que atinge diretamente a população, sobretudo os pobres, sugere que as comunidades promovam a Escuta sensível das lideranças das Paróquias, Áreas Missionárias, pastorais, movimento, serviços e novas comunidades de vida

Escutar é colocar com atenção diante do outro que fala. “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos'' (Êxodos 3,7). Deus, escuta o seu povo e toma iniciativa para conduzir a libertar povo do sofrimento.

Por isso, sugerimos que os Conselhos Paroquiais e de Áreas Missionárias, antes de finalizar o ano, procurem se encontrar para realizar esta experiência de Escuta das preocupações, alegrias, tristezas e esperança de 2020 e as expectativas para 2021

Sugere-se que sejam partilhados as Angustias, Superação e Esperanças neste tempo:

Sugere-se que formem grupos de 5 a 8 pessoas para realizar a partilhar, tenha uma pessoa que coordene e outra para anotar as falas. Pede-se que envie uma cópia da escuta para Coordenação Pastoral via email: pastoralexecutiva@gmail.com

Fraternalmente,

Coordenação de Pastoral

a) Como está sendo lidar com a Pandemia da COVID 19 e distanciamento na sua vida e comunidade?

b) indique as tristezas e sofrimentos de sua comunidade.

c) indique as alegrias e sinais de esperança em sua comunidade

d) O que você propõe como comunidade para cuidar uns dos outros e dar continuidade as nossas atividades pastorais em 2021, mantendo o distanciamento e as regras de proteção sanitárias até chegar a vacina?

Sugere-se que formem grupos de 5 a 8 pessoas para realizar a partilhar, tenha uma pessoa que coordene e outra para anotar as falas. Pede-se que envie uma cópia da escuta para Coordenação Pastoral via email: pastoralexecutiva@gmail.com

Fraternalmente,

Coordenação de Pastoral

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem