Coroinhas

Origem dos Coroinhas 
A palavra coroinha tem sua origem em uma parte da igreja, o “coro”, que era um balcão onde ficavam os cantores. Antigamente, ali ficavam também os acólitos e sacristãos, os únicos que conseguiam responder às celebrações, pois sabiam o latim. Eram pessoas treinadas para dizer em latim aquilo que era destinado à comunidade. Decoravam as frases e respondiam em nome do povo. Esta é a origem do coroinha: “o menino do coro”.
No momento das orações, subiam até o coro para recitar as orações e ajudar o padre. Além disso, aprendiam a ler e cantar com ele, pois naquele tempo era mínimo o número de escolas. Foi assim que os coroinhas começaram a ganhar espaço nas celebrações e esta foi a função desempenhada por eles até a década de 1960, quando ocorreu o Concílio Vaticano II.
O coroinha após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e na atualidade, desde a década de 60, as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país e os fiéis começaram a rezar, cantar e orar juntos.

Padroeiro dos Coroinhas 
No dia 15 de agosto, celebramos o dia de São Tarcísio, jovem mártir e padroeiro dos coroinhas e acólitos. Podemos extrair de sua vida, grandes lições de coragem e amor. Tarcísio foi vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma. Naquela época os cristãos eram presos e condenados a morrer pelo martírio. Receber a Eucaristia como conforto final, era um desejo muito forte em seus corações. 
Sabendo disso, o Papa Sisto II procurava uma forma de levar o Corpo de Cristo a mais um grupo que esperava a morte, mas não sabia como. Foi quando Tarcísio se ofereceu para levar, ciente dos perigos que corria, ele não hesitou em ir. No caminho, foi abordado por um grupo que o questionou sobre o que estava carregando e pediu que entrega-se, Tarcísio foi apedrejado até a morte por se recusar a entregar a Sagrada Eucaristia. Seu corpo foi recolhido por um soldado e repousa na Basílica de São Silvestre, em Roma.
A exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a abraçar nossa missão, por mais dolorosa que ela seja. E que absolutamente nada nos impeça de servir a Deus.

Missão dos Coroinhas 
O Coroinha tem como missão fundamental auxíliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dá testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos como outrora ao jovem Samuel, a Tarcísio, a Adílio, à Maria Goretti a dar sua contribuição na construção do Reino de Deus no ambiente onde está inserido, seja na família, no grupo de Coroinhas, na comunidade, na escola etc.
Por atuar diretamente nos serviços do altar e da comunidade o Coroinha também tem por missão, o zelo pela comunidade como ambiente de oração, sendo acolhedor ao próximo e a todos os membros de nossa comunidade favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.

Como deve ser um coroinha 
O coroinha precisa desenvolver algumas atitudes: 
Espírito de equipe:  todos os coroinhas trabalham juntos, sem competições, todos devem buscar o companheirismo e a amizade.
Espírito de solidariedade e disponibilidade: todos aprendem a estar atentos às necessidades do outro, bem como estar sempre prontos para ajudar da maneira que puder.

Espírito de piedade: o coroinha deve desempenhar sua função com amor, atenção, respeito e devoção.

O que é necessário para ser um Coroinha da Paróquia de São Francisco de Assis? 
Para ser admitido ao grupo é necessário ter 11 anos ou mais, ter feito a Primeira Eucaristia e,. por último, ter disponibilidade para Deus, para sua comunidade e força de vontade. 

Após entrar no grupo 
Ao ingressar no grupo, o novo Coroinha passa por um período de preparo onde terá que frequentar os encontros regularmente. Haverá encontros para ensinar os serviços nas celebrações. Após esse tempo será marcado o dia da Investidura dos novos Coroinhas, onde serão apresentados à Comunidade, receberão suas vestes e prometerão servir a Deus e a sua comunidade. 

Horário e dia dos encontros 
Horário: 9h45, após a missa das crianças.
Dia da semana: Domingo

Coordenadora
Maria Clara Valois: 98230-3005
Função: Administrar os encontros, auxiliar os coroinhas na sua caminhada ao serviço de Deus.

Assessores
Geovanna Nascimento: 99433-1440
Leandro Wilkens: 99426-1934
Funções:  Auxiliar o coordenador em todas as suas atividades e substituí-lo nas ausências.