Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional.
A assistência aos enfermos como Pastoral no Brasil, teve um olhar de esperança em 1922 com a chegada de três religiosos Camilianos.
Estabeleceram-se em São Paulo. Juntaram-se a eles, um grupo de jovens brasileiros, que depois de tempo de formação, assumiram a vida religiosa e o ministério junto aos doentes e, assim, veio se desenvolvendo o trabalho da Pastoral da Saúde, que no início foi conhecida como Pastoral do Enfermo.
Em 09 de Maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa, organizada por tempo indeterminado e com sede itinerante (acompanha o coordenador nacional), sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios e que desenvolve o seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Político-Institucional.
A Pastoral da Saúde foi compreendida em Aparecida (2007) como sendo, ‘‘a resposta às grandes interrogações da vida, como sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Senhor’’ e, empenha-se em evangelizar com renovado ardor missionário no mundo da saúde, e contribuir para construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida.
 Pastoral da Saúde acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

Pastoral da Saúde CNBB

Coordenadora: Vivian 92 99126 1388
Reuniões Mensais: Todo Terceiro Sábado de cada mês
Local: Matriz Paroquial