Apostolado da Oração

APOSTOLADO DA ORAÇÃO NO MUNDO
"O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.” (Estatuto do Apostolado)
Nasceu num Seminário da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas), em Vals, perto de Le Puy, na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre.
Atualmente, reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO NO BRASIL
O primeiro núcleo do Apostolado de Oração no Brasil foi fundado pelo Padre Bento Schembi no dia 30 de junho de 1867, no Recife (PE), na Igreja de Santa Cruz, ficando restrito à localidade, não contribuindo para a difusão do movimento no país.
O padre Bartolomeu Taddei fundou em Itu (SP) um núcleo do Apostolado de Oração em 1º de outubro de 1871, fundando outros centros em nível diocesano e nacional. Por este motivo, o Padre Taddei é considerado o fundador e propagador do movimento no Brasil. Foi nomeado como primeiro Diretor Nacional por ter levado o Apostolado a todos os Estados.
Padre Taddei foi também o responsável pela fundação do Santuário Central do Coração de Jesus, em Itu (SP). Em 03 de junho de 1913, data do falecimento do mesmo padre, havia, no Brasil, 1.390 centros do Apostolado de Oração espalhados por todos os estados, com cerca de 3 milhões de associados.

ESTRUTURA GERAL DO APOSTOLADO
O diretor geral mundial é o Padre Geral da Companhia de Jesus ou alguém nomeado por este. 
O secretário nacional é nomeado pelo diretor geral. Sua função é coordenar e orientar o apostolado a nível nacional.
O diretor diocesano é nomeado pelo bispo diocesano e tem o encargo de dinamizar o Apostolado da Oração na Diocese, representar o AO perante o Secretariado Nacional, promover encontros de formação, criar novos Centros, visitar os Centros já formados, ajudar os vigários e suas equipes e levar o movimento à frente.
Os diretores locais nas paróquias são os vigários.
Em cada um dos níveis, são constituídas, de acordo com as necessidades, diretorias ou comissões compostas por leigos, que auxiliam no trabalho de cada diretor ou secretário.
Dentro de cada núcleo local, os membros são normalmente divididos em duas categorias: os Associados, membros já incorporados por meio do Rito de Admissão e que estão recebendo formação e participando as atividades do grupo; e os Zeladores, que são membros mais antigos, com uma maior formação e participação ativa no movimento, sendo responsáveis principalmente por zelar por um grupo composto por um número de Associados e suas famílias.

COMPROMISSOS DOS MEMBROS
Oração diária com oferecimento do dia
O Oferecimento Diário é uma oração feita diariamente, preferencialmente pela manhã, por meio da qual os membros oferecem a Deus suas orações, trabalhos, sofrimentos e alegrias, pedindo as bênçãos para cada momento vivenciado durante o dia.
“Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:...”
Vida Sacramental, Eucaristia e Liturgia
Os membros são estimulados a participarem de todas as ações ligadas à Liturgia, com participação ativa na Missa, onde é celebrada a Eucaristia. São também encorajados a participarem dos demais Sacramentos.
A principal celebração do mês é a Missa da Primeira Sexta-Feira, onde os membros praticam a devoção da Comunhão Reparadora, pela qual pedem perdão a Deus pelos pecados cometidos pela humanidade.

Devoções especiais
Os membros praticam e difundem especialmente as devoções ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus (por meio da Festa do Sagrado Coração de Jesus, Primeiras Sextas-Feiras do mês, Horas Santas, Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus), à Virgem Maria, aos Santos Padroeiros (São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face) e aos chamados Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque para Santa Margarida Maria Alacoque, São Cláudio La Colombière e para a Beata Maria do Divino Coração.

Vontade de sentir com a Igreja
O Apostolado da Oração reza, a cada mês, pelas Intenções que o Papa escolhe e propõe. Os membros são encorajados e seguirem as orientações pastorais do Papa, do Bispo e dos Sacerdotes, devendo-lhes respeito e colaboração.

Oração perseverante
Estimula-se a prática da oração constante e regular.
Formação pessoal
Formação sólida de Zeladoras e Zeladores e de todos os membros de cada núcleo, visando a formação espiritual, bíblica, litúrgica, apostólica, doutrinária, por meio da Reunião Mensal, Hora Santa, novena do Sagrado Coração de Jesus, tríduos para as festas dos santos padroeiras, retiros espirituais, tarde de reflexão, palestras, círculos bíblicos, jornadas apostólicas, leituras de livros e revistas(principalmente a Revista Mensageiro do Coração de Jesus), encontros de formação e demais encontros promovidos pelas Paróquias e Dioceses.
Unir oração e ação
Os membros, além da oração, têm o compromisso de colaborarem com boas obras.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – MANAUS-AMAZONAS

Objetivo geral
Rezar assiduamente para as necessidades da Igreja e tentar satisfazê-las por meio do oferecimento diário e das visitas aos necessitados

Objetivos específicos
Evangelizar as famílias.
Promover a união dos fieis pelas orações diárias.
Servir nas atividades pastorais da Comunidade.
Participar da Adoração do Santíssimo.

Atividades
Segundo domingo do mês: missa de 06:30 seguida de café partilhado e encontro de reflexão e formação
Primeira sexta do mês: Adoração ao Santíssimo
Diariamente: Orações pelos menos favorecidos e necessitados
Semanalmente: Visita às pessoas necessitadas
Mensalmente: Reunião com o Apostolado Manaus (data a confirmar)
Eventualmente: Ladainhas
Junho: Bênção das Fitas na Festa do Sagrado Coração de Jesus

Coordenador
ALVINA ANDRADE BRAGA: 98116 0510
ATIVIDADE: Dirigir os encontros do apostolado e passar as notícias da paróquia.

Vice Coordenador
CACILDA PAIVA DE SOUZA: 99223 4678
ATIVIDADE: Auxiliar o coordenador em todas as suas atividades e substituí-lo nas ausências.

Tesoureiro
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA PINTO: 99508 0569
ATIVIDADE: Receber a contribuição mensal que auxilia na assinatura da Revista Mensageiro.

Secretária
SHEILA DE SOUZA LIMA: 98268 6232
ATIVIDADE: Apoiar o coordenador nas atividades e fazer os registros solicitados pela coordenação.