PASCOM


Missão
“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional divulgando carismas e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação.

Fundação:  29/06/2019 - 1 ano
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Equipe

Definição
“É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação - CNBB) A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária.
João Paulo II vem confirmar este anseio da Igreja quando diz que “não é suficiente usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta “nova cultura”, criada pelas modernas comunicações... Com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas”.(Redemtoris missio).

Objetivo
As diretrizes da PASCOM têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação.
Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e comunidades, por conseguinte a arquidiocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado. O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós.

Princípios
A PASCOM pode e deve ajudar a Igreja a cumprir o mandado de Cristo, de “que amemo-nos uns aos outros” (1Jo 3,11). Para que se cumpra este pedido, é preciso aproximar as pessoas, criar um ambiente dialógico e de respeito mútuo, aproveitando a diversidade de dons para a edificação da comunidade. Cabe ao agente de comunicação, usar de sua criatividade e os meios disponíveis e cabíveis a cada situação para interagir e criar este espaço.

A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.
A outra dimensão da Pastoral da Comunicação aponta para a relação da Igreja com todos os diversos segmentos da sociedade e os diferentes meios de comunicação. Nessa relação, a Igreja se utiliza de todos os instrumentos possíveis para cumprir sua missão.
Não se deve, contudo, reduzir a Pastoral da Comunicação exclusivamente ao uso dos instrumentos ou recursos da comunicação, como os meios impressos ou audiovisuais, sem a devida reflexão sobre o papel desses instrumentos no processo de comunicação da comunidade eclesial. Tal simplificação pode favorecer ou fortalecer o monopólio da fala no interior da Igreja, comprometendo a Pastoral de Conjunto, além de propiciar um contratestemunho do verdadeiro sentido dos processos de comunicação como ação evangelizadora.
A Pastoral da Comunicação, desse modo, perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais  pastorais, animando-se e colocando-se a seu serviço, tendo como referencial programático a Pastoral da Conjunto.