Bispo diz que é triste e ao mesmo tempo absurda a não proteção das terras e do povo Ianomami, que até agora não foi resolvida






A exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, as empresas mineradoras, a invasão das áreas indígenas e o desmatamento da floresta Amazônica, sobretudo para áreas de pasto, estão entre os desafios a ser enfrentados pela Igreja Católica na Amazônia como sinal profético no anúncio do evangelho e denúncia contra todas as formas de atentado à vida. 

A avaliação é do bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, ordenado bispo no dia 02 de fevereiro. O religioso é o primeiro bispo nascido em Parintins a ser a ser nomeado pelo Vaticano. 


Foto: reprodução/Facebook


A recomendação explícita para a atuação da Igreja na Amazônia, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Regional Norte I), é também resultado das recomendações do Sínodo da Amazônia (2019) ao Papa, que o acolheu no documento Querida Amazônia e na exortação apostólica Laudato Deum (2023). 

Este último é o documento mais recente apela por soluções imediatas para a crise climática e seus efeitos sobre o planeta e sobre a vida que nele habita.  

“Na Laudato Deum observa-se que o Papa tem a coragem de nominar quem realmente atenta contra a vida do planeta”, disse Dom Hudson.

“É uma denúncia e um apelo corajoso que o Papa Francisco vêm fazendo ao mundo para que se salve o planeta”, ao falar da ecologia integral, desde os documentos Fratelli Tutti, Laudato Si, Querida Amazônia e a recente Laudato Deum.

Estes também são documentos portadores de esperança, pois é possível ainda salvar o planeta”. 

É oportuno esclarecer, segundo Dom Hudson, que “as diretrizes ecológicas apontadas pelo Papa Francisco não vêm apenas da cabeça dele [Francisco], mas da preocupação da Igreja em nível mundial, nacional e local, a partir do diálogo com a comunidade científica e na escuta, por exemplo, dos povos da floresta”. 

Sínodo da Amazônia

A CNBB Norte 1 é formada pela Arquidiocese de Manaus, pelas Dioceses de Roraima, do Alto Solimões, do Alto Rio Negro, de Parintins e pelas prelazias do Amazonas e Roraima. 

Na semana de 04 a 08 de fevereiro, os bispos da regional estiveram reunidos em Roraima para refletir sobre a caminhada evangelizadora e pastoral na Amazônia , mas também para pensar estratégias concretas na continuidade do Sínodo da Amazônia (e de toda a Igreja) em profundo desejo dialógico de abertura com outras esferas sociais. 

Dom Hudson teve participação nessa reunião, uma semana após ser ordenado e assumir ao cargo de bispo auxiliar. 

fonte: https://bncamazonas.com.br/municipios/polemicas-da-amazonia-estao-no-radar-da-cnbb-diz-dom-hudson/#:~:text=ser%20enfrentados%20pela-,Igreja,-Cat%C3%B3lica%20na%20Amaz%C3%B4nia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem