Neste 19 de junho, segunda sexta-feira após a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a igreja católica celebrou o Dia do Sagrado Coração de Jesus. Em Manaus, a comunidade localizada na rua Ferreira Pena – Centro, festejou os 40 anos de Paróquia neste ano de 2020, no qual marcou esta data tão importante com uma carreata e finalizando com a santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner.  Desde março, Manaus tem sido uma dos principais capitais em destaque nacional e internacional por causa dos números preocupantes de casos e mortes ocasionados pela COVID-19. E, em virtude da pandemia que atinge o mundo, a arquidiocese de Manaus orientou adotarmos outros meios para continuar o trabalho de evangelização.

Mesmo com essa mudança na rotina das celebrações e atividades da igreja, os paroquianos do Sagrado Coração buscaram meios de seguir na caminhada e principalmente no fortalecimento da fé e assim poder celebrar os festejos de uma comunidade que caminha na tradição ao logo de quatro décadas. A cada noite dos nove dias de novena, as pastorais se organizaram para rezar e compartilhar o novenário em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Nada passou em branco e tudo foi divulgado nas mídias sociais da paróquia e nos grupos de WhatsApp.

A comunidade tradicionalmente realiza a alvorada seguida da procissão em honra ao Coração de Jesus sempre às 5h, neste ano foi um pouco diferente e aderiu a uma carreta por todas as ruas que integram a comunidade reunindo cerca de 80 veículos, enfeitados com balões vermelho e branco, com formatos de coração, imagens do Sagrado Coração de Jesus, tudo para marcar a devoção era visto neste momento de demonstração de fé.

Enquanto a carreta seguia o trajeto, a cada meia hora os comunitários se comunicam com a queima de fogos, que acabou se transformando num meio de informar que a hora mais esperada estava chegando. Um dos momentos mais emocionantes foi a saída do andor para o início da caminhada. Como uma metáfora, os “viva” se transformaram nos tons mais diferenciados das buzinas. E quem não pode participar na carreata, enfeitou as casas, sacadas e até ruas; seguindo a tradição da comunidade.

Este foi o primeiro encontro de Dom Leonardo com a paróquia e os festejos do Sagrado Coração de Jesus em Manaus. O Arcebispo presidiu a celebração sem a presença de fiéis e transmitida por meio das redes sociais, deixando a mensagem que “O amor ao Coração de Jesus, sem dúvida é maior forma de amor que já conhece na vida!”.

Texto colaboração: Isabelle Valois

Fotos: Equipe Pascom Paróquia Sagrado Coração

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem