O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, comenta a exortação apostólica “Querida Amazônia”, escrita pelo Papa Francisco e apresentada na manhã do dia 12 de fevereiro. 

“Nós recebemos com grande alegria o texto da exortação pós-sinodal do Papa Francisco ‘Querida Amazônia’.  A expectativa era grande em torno deste texto, uma vez que nos preparamos para o Sínodo, acompanhamos os debates e as reflexões, e agora recebemos esse presente do santo padre.  Ele dividiu o texto em quatro grandes sonhos: sonho social, sonho eclesial, sonho ambiental e o sonho cultural.

Nós, agora, temos como tarefa refletir o texto em nossas comunidades e, como bispos da nossa região, tentarmos ver como é uma igreja encarnada, uma igreja culturalmente inserida, uma igreja ambientalmente preparada, mas especialmente uma igreja que sabe evangelizar e ser missionária. Agradecemos ao santo padre por esse texto e agora todos vamos dedicar tempo e ver o que podemos implementar nas nossas comunidades.

Talvez alguns se perguntem porque determinados elementos não entraram na exortação apostólica, como por exemplo a ordenação de diáconos permanentes como sacerdotes, os viri probati. Existem elementos que foram votados e aprovados durante o sínodo, mas estes deverão ser estudados e aprofundados.

O texto é de animação, de evangelização e de meditação, que ajuda poeticamente a refletir a realidade.  Os outros elementos, digamos jurídicos, com o tempo o santo padre deverá apresentar diversas soluções. Especialmente em torno dos ministérios, não só do ministério ordenado, mas também o ministério dos leigos.

Que Deus nos abençoe! E que agora nós leiamos o texto, vamos meditá-lo e ver como implementar o que o traz o texto.”

 Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo Metropolitano de Manaus

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem