O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral informa que, a pedido do Papa Francisco, foi formada uma Comissão para o Covid-19 com 5 grupos de trabalho para enfrentar os desafios presentes e futuros do pós-pandemia.
Cidade do Vaticano

No dia 20 de março de 2020, o Papa Francisco solicitou ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI) a formação de uma Comissão, em colaboração com outros Dicastérios da Cúria Romana, para exprimir a solicitude e o amor da Igreja pela família humana diante da pandemia do Covid-19, principalmente mediante a análise e a reflexão dos desafios socioeconômicos e culturais do futuro e a proposta de diretrizes para enfrentá-los. Portanto, o Dicastério instituiu uma Comissão formada por cinco Grupos de trabalho:

O Grupo de trabalho 1, coordenado pelo DSDHI, é dedicado à escuta e ao apoio das Igrejas locais, em um serviço que as torne protagonistas das situações em que vivem, em cooperação com a Cáritas Internacional. O grupo tem a tarefa de colaborar positivamente com as iniciativas de caridade promovidas por outros setores da Santa Sé como a Esmolaria Apostólica, a Congregação para a Evangelização dos Povos e a Farmácia do Vaticano.

O Grupo de trabalho 2, coordenado pelo DSDHI, será responsável por pesquisas e estudos da pandemia, reflexões sobre a sociedade e sobre o mundo pós-coronavírus, particularmente nos setores do meio ambiente, da economia, do trabalho, da saúde, da política, da comunicação e da segurança. O Grupo fará seu trabalho em conjunto com as Pontifícias Academias para a Vida e a das Ciências, também com várias Organizações que já colaboram com o DSDHI.

O Grupo de trabalho 3, coordenado pelo Dicastério para a Comunicação, tem a tarefa de informar sobre os trabalhos dos Grupos e promoverá a comunicação com as Igrejas locais, ajudando-as a responder de maneira autêntica e plausível ao mundo pós-coronavírus.

O Grupo de trabalho 4, coordenado pela Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, apoiará a Santa Sé nas suas atividades e nas suas relações com os países e Organismos internacionais comunicando-lhes os resultados da pesquisa, do diálogo e das reflexões produzidas.

O Grupo de trabalho 5, coordenado pelo DSDHI, é responsável pelo financiamento para sustentar a assistência da Comissão para o Covid-19 às Igrejas locais e às organizações católicas, e a sua atividade de pesquisa, análise e comunicação.

Os objetivos dos cinco Grupos de trabalho, apresentados ao Papa em 27 de março de 2020, serão coordenados por uma Direção que responderá diretamente ao Santo Padre, formada pelo prefeito do DSDHI, Cardeal Peter K. A. Turkson, pelo Secretário Mons. Bruno-Marie Duffé e pelo Secretário Adjunto, Padre Augusto Zampini.   

Fonte: Vatican News 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem