Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, a Campanha da Fraternidade Ecumênica – CFE 2021 tem o objetivo de convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

Traz por tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef. 2.14). E a igreja católica iniciará as reflexões propostas no período da quaresma. Durante 40 dias, a partir da quarta-feira de cinzas, as pessoas de fé são chamadas a viver um tempo de reflexão sobre suas atitudes para com o próximo e também vivenciar a penitência e a caridade para com quem necessita.

A CFE neste ano é organizada por representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC): Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana (através da CNBB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, e a Igreja Betesda de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular.

As reflexões desta campanha visam promover a unidade, redescobrir a beleza e a força do diálogo e denunciar o que gera o ódio, o desamor e a violência, conforme nos apontam os objetivos específicos elencados pela comissão organizadora:

– Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;

– Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;

– Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;

– Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;

– Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

A abertura da Campanha da Fraternidade acontece na quarta-feira (17/2), às 9h, será sem a presença dos fiéis que poderão acompanhar toda a programação ao vivo redes sociais da Arquidiocese de Manaus, Catedral Metropolitana de Manaus e pela TV Encontro das Águas e Rádio Rio Mar.

Mais informações e aos materiais da CFE 2021 podem ser acessados através do site https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2021

Fonte: Arquidiocese de Manaus

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem