Celebração do dia de Finados – “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo11,25)

Aos Párocos e Agentes de Pastoral

responsáveis pelas comunidades de Paróquias e Áreas Missionárias

Aproxima-se a celebração de Finados na qual recordamos e rezamos pelos nossos falecidos. Neste ano desejamos ajudar nossas comunidades e famílias nessa recordação e prece, pois elas fizeram a experiência da morte, guiadas pela fé na ressurreição. Muitas ainda sofrem com a despedida não celebrada. São: parentes, amigos, vizinhos, agentes de pastoral, padres, religiosas... Mas também, desejamos trazer na recordação e prece  os que morreram no anonimato e, quem sabe, até sozinhos.

O Dia de Finados lembra os mortos, mas lembra que somos vivos e vivemos da vida nova ofertada por Jesus com sua morte de cruz e ressurreição. Por isso, queremos lembrar os mortos lembrando a vida: a morte de nossos irmãos e irmãs, mas também a morte da natureza. Vivemos o padecer da natureza e sua morte nas queimadas na região Amazônica e no Pantanal.

Pedimos que todas as nossas comunidades no dia de Finados iniciem a celebração plantando uma árvore. Uma árvore para fazer memória dos irmãos e irmãs que morreram por conta da pandemia do novo corona vírus. Árvore também como sinal profético diante dos desmatamentos e queimadas.

Tenhamos presentes os falecidos pela Covid-19 cujos nomes podem ser enviados com antecedência. Para a celebração na Catedral, podem ser enviados antecipadamente para a secretaria da Catedral ou para o  e-mail da mesma. A celebração da missa das 07h30, terá início no jardim da Praça da Matriz com o plantio de uma árvore. Após, seguiremos em procissão ate a igreja, onde continuaremos a celebração com a oração da coleta e as Leituras da Palavra de Deus. Nessa missa lançaremos a Campanha Árvore da Esperança. Tudo transmitido ao vivo  pela TV Encontro das Águas , Rádios Rio Mar e Castanho e pela internet (redes sociais da Catedral).

Pedimos às comunidades que não podem plantar uma árvore que doem uma muda de árvore para ser plantada levando-a até a Catedral. Solicitamos aos padres e agentes de pastoral que animem nossas comunidades e famílias para plantarem mudas de árvores. Se conseguirmos plantar pelo menos mil mudas de árvores até a Festa da Imaculada, dia 8 de Dezembro, será uma benção. Pedimos que fotografem tudo isso! Os que desejarem levar mudas para a Catedral para serem abençoadas no final da Missa do dia de Finados, podem organizar-se antecipadamente para isso. Recordaremos sempre a Vida que recebemos, a vida das pessoas que participam da Vida plena e a vida da natureza irmã e mãe. 


Manaus 09 de outubro de 2020


Leonardo Ulrich Steiner

Arcebispo Metropolitano de Manaus 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem