No dia 15 de agosto, celebramos na paróquia dia de São Tarcísio, jovem mártir e padroeiro dos coroinhas e acólitos.

Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas prisões as vésperas do martírio, os cristãos desejavam fortalecer-se com Cristo Eucarístico. Porém era difícil consrguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. Nas vésperas das execuções dos mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar as hóstias consagradas à cadeia. Foi então que o  acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta grande missão. Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. O papa comovido com sua coragem, lhe entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas no meio do trajeto de Tarcísio rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a questionar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Porém, Tarcísio, dedicado a cumprir com sua missa negou-se a responder, então o bateram e apedrejaram até a morte, depois revistaram seu corpo, nada achando com referencia ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura. Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Com o exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a abraçar nossa missão, por mais dolorosa que ela seja. E que absolutamente nada nos impeça de servir a Deus.







O coroinha tem uma missão muito importante, ele desempenha um ministério, um serviço que exige dedicação, responsabilidade e compromisso consigo mesmo e com Jesus. O coroinha serve a Deus e toda a comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas, serve ao altar e auxiliar ao Sacerdote, desta forma está contribuindo com o reino de Deus. 

Convidamos todas as crianças que já tenham feito a primeira Eucaristia para fazer parte do nosso grupo de coroinhas da Paróquia São Francisco de Assis. 

Telefones para contato:

(92) 982303005 (Maria) 

(92) 994331440 (Geovanna)

(92) 99426-1934 (Leandro)

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem