A celebração aconteceu com público restrito e obedecendo os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Estiveram presentes alguns padres, diáconos, religiosas e leigos.
Marcada por muita emoção, a missa de Ação de Graças que celebra o 7° dia da partida de Dom Sergio Castrini contou com muitas homenagens, recordações e o carinho expresso pelo povo que um dia foi seu rebanho em quase 7 anos como arcebispo da Arquidiocese de Manaus.
Desde a liturgia com as músicas que retratavam bem a pessoa que ele era, as palavras ditas por Dom Leonardo, pelo clero e por religiosas e leigas presentes, destacavam a figura de um bom pastor.
Em sua homilia, Dom Leonardo ressaltou os inúmeros gestos e ações que hoje se tornam um legado para nós, a palavra que habitou entre nós.
O pároco da Igreja Menino Jesus, Padre Danival Lopes, recordou o jeito que Dom Sergio acolhia os padres, onde eles saiam reconstruídos.
A oração da Assembleia foi feita por jovens seminaristas da Prelazia de Tefé, onde Dom Sergio cumpriu maior parte de sua missão no chão da Amazônia. Durante o ofertório, seminaristas do Seminário São José em Manaus, e o cerimoniário Alyson Freire que foram cuidadores de Dom Sergio, traziam nas mãos alguns elementos que o arcebispo emérito usava cotidianamente, entre eles a liturgia das horas, o báculo, a mitra, crucifixo peitoral, o livro lançado por ele onde traziam crônicas escritas por ele.
Logo atrás os cuidadores nos serviços da casa, trazendo o pão e o vinho, oferecidos como sacrifício para a ceia do Senhor. A comunhão foi distribuídas nas duas espécies.
Próximo ao final da celebração foi entoada uma canção conduzida por Dom Leonardo e liturgia, com a participação do Pároco da Catedral, Padre Hudson Ribeiro tocando violino.
Em seguida como gesto último da missa, Dom Leonardo ofertou o báculo, mitra e cruz peitoral ao Coordenador de Pastoral da Prelazia de Tefé, Padre Mellon que foi ordenado por Dom Sergio. Tudo será guardado na igreja de Tefé.
A celebração foi transmitida pela TV Encontro das Águas, Rádio Rio Mar FM 103,5, Castanho FM 103,3 e Rádio Rural de Tefé 93,9.
Fonte: Arquidiocese de Manaus
Postar um comentário