A primeira quinta-feira de março reuniu, no Salão Paroquial, cerca de 60 agentes de pastoral das 10 comunidades eclesiais da Paróquia de São Francisco de Assis. O pároco, Padre Orlando Barbosa, e a Assessora do Dízimo, Cacilda Paiva, abriram os trabalhos com cantos e orações liderados pela pastoral litúrgica, representada por Neila Sardinha.
Uma formação com sabor de vida, é como podemos definir o encontro, porque tivemos os dois Missionários, José Pimentel e Maria do Rosário, um apresentando o outro como dinâmica da palestra e explicando o papel dos Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades, o MEAC, na vida da Arquidiocese.
José Pimentel explicou quando, como e porque o dízimo passou a existir na igreja católica, desde 1975, marcado pelo Estudo Número 08 e quantos 41 anos se passaram até o Documento 106,  publicado em 2016, que atualmente é o que norteia a pastoral do dízimo no Brasil.
Ponto alto do encontro foi estabelecido ao explicar a diferença entre o dizimista fiel – aquele que contribui regularmente com determinado valor, e o dizimista consciente – aquele que devolve os 10% de sua renda num gesto de gratidão para que a igreja permaneça realizando a sua missão.
O encontro foi encerrado com o testemunho de vida de José Pimentel, dizimista fiel e consciente, que aceitou o pedido do Pároco e da comunidade, para ajudar na orientação das Comunidades da Paróquia de São Francisco, com orientação sobre a Pastoral do Dízimo.
A equipe de agentes fez uma homenagem Cacilda Paiva pelo seu aniversário natalício e foi partilhado o lanche trazido pelos agentes e uma sopa quentinha e gostosa preparada pela Odineida Brandão, da secretaria da Paróquia.


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem